No início, houve apresentação pública ... e variadas ações de sensibilização em que participaram mais de 400 jovens!

 Primeiro foram as sessões de divulgação nas escolas e associações

No Dia Internacional da Juventude, algumas escolas do concelho receberam os técnicos da Câmara Municipal e do Centro de Estudos Socais de Coimbra para ouvirem falar do Orçamento Participativo Jovem.

O périplo dos técnicos começou pela Escola Secundária da Trofa onde, no início da manhã,  largas dezenas de jovens do Ensino Secundário tiveram a oportunidade de conhecer os objectivos e mecanismos de funcionamento associados ao OPJovem.

Em Alvarelhos, na respectiva Escola EB 2 e 3, três turmas do Ensino Básico ouviram os técnicos desafiá-los à envolverem-se no projecto, enfatizando o seu potencial pedagógico. Para além do desenvolvimento de competências de participação, o Orçamento Participativo dá aos jovens a possibilidade de conhecerem melhor os temas e problemas concelhios, mas sobretudo a oportunidade de decidirem sobre o destino a dar a parte do orçamento da Câmara Municipal. 

Ao início da tarde, os técnicos dividiram-se. Giovanni Allegretti encontrou-se com alunos e professores da Escola EB 2 e 3 de Napoleão de Sousa Marques, na Trofa, mais concretamente com três turmas do 3.º ciclo do Ensino Básico. Foi uma sessão animada, participada, com os jovens a suscitarem muitas questões sobre os mecanismos de participação no processo. Também aqui se sentiu por parte deles e dos professores uma forte motivação para apresentarem propostas de melhoria da qualidade de vida das pessoas e do concelho.

Neiara Morais reuniu-se com alunos e professores  da Escola EB 2 e 3 de S. Romão do Coronado onde. Alguns dos jovens presentes logo assumiram o compromisso de participarem no processo, aproveitando trabalho já feito no âmbito de outros projectos, reajustando-os e adaptando-os às características próprias do Orçamento Participativo Jovem. O compromisso deixado de que está prevista uma verba do Orçamento da Câmara Municipal para afectar a projectos apresentados pelos jovens das escolas, pareceu funcionar com motivação adicional para se empenharem ainda mais no processo.

O último estabelecimento visitado foi o Colégio da Trofa onde se deu o encontro entre a equipa técnica, já recomposta, e largas dezenas de jovens de diferentes anos do 3.º ciclo do Ensino Básico. O auditório encheu com jovens curiosos e interventivos, tendo sido evidente a vontade de se envolverem no processo, inscrevendo-se rapidamente para poderem começar a discutir temas e a elaborar propostas com vista à sua apresentação à Câmara Municipal. Algumas dúvidas relativamente aos mecanismos de participação, e à forma como todo o processo se irá desenrolar, foram temas abordados a partir de questões colocadas pelos muitos jovens presentes.

JOVENS DAS ESCOLAS RECEBERAM OS TÉCNICOS DO OPJ

O Orçamento Participativo Jovem  foi apresentado nas escolas a mais de trezentos alunos, acompanhados por professores. Aqui ficam alguns registos para memória futura.

 ESCOLA SECUNDÁRIA  DA TROFA

 ESCOLA EB 2/3 DE ALVARELHOS

  ESCOLA EB 2/3 PROFESSOR NAPOLEÃO DE SOUSA MARQUES

 ESCOLA EB 2/3 DE S. ROMÃO DO CORONADO

 

COLÉGIO DA TROFA

  MEMÓRIAS OPJ

1.ª reunião OPJ com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que contou com a presença da vereadora Dr.ª Teresa Fernandes e o vereador Asssis serra Neves

 

Reunião de trabalho entre GATOPjovem e CESUC

 Sessão de esclarecimento com técinos da Câmara Municipal

 Sessão com professores e técnicos do movimento associativo

 O 1.º ciclo do OPJ culminou com a Assembleia Municipal Jovem a votar os projetos

Jovens decidiram sobre o destino a dar a 20.000 euros do orçamento municipal. Os projectos vencedores serão executados em 2012 pela Câmara Municipal

Assembleia Municipal Jovem reuniu no dia 25 de Junho, no salão nobre da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, para discutir e votar os projectos OPJ.

 Da votação saíram dois projectos vencedores:

 PTA - Projecto "Trofa Activa" 

Laboratório de Ciências da EB 2/3 da Trofa 

Concorriam respectivamente nas categorias de projectos de intervenção no território concelhio  e de projectos apresentados pelos alunos das escolas.

Haviam sido apresentadas e validadas pelos Grupo de Apoio Técnico ao Orçamento Participativo Jovem cinco propostas. Três foram elaboradas por alunos das escolas do concelho, concorrendo aos 7.500 euros disponíveis para intervenções nas escolas. As outras duas concorrem aos 12.500 euros destinados aos projectos de intervenção no território concelhio.

Os dois projectos vencedores vão ser inscritos nos Planos e Orçamentos da Câmara Municipal de 2012: Esse foi o compromisso deixado pela presidente da Câmara Municipal que com a sua presença quis demonstrar a importância que atribui ao OPJ enquanto instrumento ao serviço da política de juventude e da melhoria da qualidade da democracia concelhia. Dar poder aos jovens, corresponsabilizando-os nas decisões e na utilização dos recursos foi uma nota que quis deixar, a bem da transparência e da aproximação dos jovens à política local. Presente também a vereadora da educação, desporto e juventude e o especialista mundial em OP Giovanni Allegretti.

 O PTA - Projecto "Trofa Activa foi apresentado por um grupo de Escuteiros de Santiago de Bougado. Consiste em equipar o Souto de Bairros com um conjunto de equipamentos geriátricos que habilitem toda a população, a oportunidade de manter um nível mínimo de actividade física recomendável.

 

O Laboratório de Ciências foi apresentado por um grupo de alunos da Escola EB 2 e 3 de Napoleão de Sousa Marques e consiste na criação de um laboratório de Ciências com condições básicas ao nível da infra-estrutura e da segurança.

Márcia Pinto apresentou o projecto CulTrofa com vista a criar um rede cultural, envolvendo as associações do concelho  no desenvolvimento de uma programação itinerante e diversificada.

 Mesa de voto e delegados procedem à contagem dos votos depositados na urna.

 OPJ apresentado aos Trofense

 

A Câmara Municipal da Trofa apresentou aos trofenses o Orçamento Participativo Jovem, simbolicamente no

Dia Internacional da Juventude. Coube a Giovanni Allegretti, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a tarefa de enquadrar o projecto e de apresentar as suas potencialidades. Como ele bem demonstrou, a Trofa, não sendo pioneira, está a inovar dando voz aos jovens, que assim podem decidir sobre as políticas públicas do seu Município.

 

 

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal  Dr.ª Joana Lima explicou a aposta do executivo na concretização do Orçamento Participativo,  salientando os contributos que pode dar para a democracia concelhia.   A presidente referiu que “este projecto do OPJ é mais uma iniciativa inovadora da nossa Câmara Municipal, que tem o objectivo de promover uma progressiva participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento público municipal”. E com esta iniciativa que desafia os jovens dos 10 aos 30 anos, a Autarquia procura “aproximar-se cada vez mais dos Munícipes, reforçando, ao mesmo tempo, os mecanismos de transparência e de credibilidade da Administração”, reforçou a edil Trofense.  

OPJ APRESENTADO AOS TROFENSES

Imagens da sessão de apresentação pública do OPJ ocorrida no dia Mundial da Juventude

 

 

 

 OPJ APRESENTADO AOS TROFENSES

Sessão sobre OPJ promovida pela Câmara Municipal da Trofa destinada ao pessoal dirigente e técnicos das associações, sob a responsabilidade de Giovanni Allegretti e Neiara Morais, técnicos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Sessão sobre OPJ destinada ao pessoal dirigente e técnicos das associações.

Sessão de apresentação do Orçamento Participativo Jovem a alunos da Escola Secundária da Trofa

1.ª reunião OPJ entre o executivo da Câmara Municipal e os técnicos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Presentes a vereadora Dr.ª Teresa Fernandes e o vereador Assis Serra Neves

 Sessão de formação sobre OPJ realizada na Escola EB 2/3 Napoleão de Sousa Marques, que contou com a presença de professores e técnicos que lidam com jovens no dia-a-dia. 

Sessão com professores e técnicos do movimento associativo

 MEMÓRIAS OPJ

1.ª reunião OPJ entre o executivo da Câmara Municipal e os técnicos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Presentes a vereadora Dr.ª Teresa Fernandes e o vereador Assis Serra Neves

Reunião da Grupo de Apoio Técnico do OPJ, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal e de 2 técnicos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 

 

 

 
 

Crie um site gratuito com o Yola